quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Doces para todo mundo!

No dia 26/09, a Igreja Católica comemora o Dia de São Cosme e Damião, as religiões afro-brasileiras comemoram no dia 27/09.




Pra saber mais sobre os santos gêmeos:

Eles eram irmãos gêmeos, médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente e, desde jovens, eram habilidosos médicos. Com a conversão passaram a ser também missionários.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre: "Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!"

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: "Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do céu e da terra!"
Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Fonte: cancaonova.com





Sobre os doces e balas que são doados às crianças, tradição da festa, é porque como é de costume no sincretismo baiano, no candomblé, os santos são equiparados aos Ibejis, divindades africanas que também são gêmeas. Ibeji é considerado o representante das crianças e dos doentes e pelo fato de que essas iguarias são apreciadas pelos "pequenos", elas fazem parte da lista de doações. 

Longe da tradição, não precisa ser dia de São Cosme e Damião pra receber doces, não é mesmo? Por isso, em homenagem aos amantes de doces e gostosuras afins, a Pitanga Real vai ter uma t-shirt bem docinha, mas tão docinha que as formigas estão querendo!!! Espiem só:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe também seu email para respondermos diretamente pra vc! Ou então mande um email para ednamotta@gmail.com